Aprenda 5 práticas para prevenir quedas de idosos

aprenda-5-praticas-para-prevenir-quedas-de-idosos21069-768x460
  • 18.06.2016
  • |
  • Por: administrador

Aprenda 5 práticas para prevenir quedas de idosos

É natural que o envelhecimento vá debilitando as capacidades físicas do corpo, tornando os idosos mais sensíveis e suscetíveis a riscos na hora de se locomover. A queda é um dos grandes perigos da terceira idade, especialmente para idosos com mais de oitenta anos, devido à gradual perda de massa muscular e fraqueza dos ossos. Para eles, um tombo que seria quase inofensivo pode ser devastador, causando fraturas e necessidade de internação.

A maior parte das quedas de idosos ocorrem dentro de casa e estão relacionadas ao descuido com o ambiente. Confira abaixo 5 práticas para prevenir quedas em idosos.

1. Usar tapetes fixos e fitas antiderrapantes

Tapetes soltos podem causar tropeços e quedas, especialmente para os idosos que têm dificuldade de locomoção e andam arrastando os pés. Por isso, na sala e no quarto opte por tapetes que se fixam ao chão. No banheiro, o tapete deve ser antiderrapante para evitar escorregões durante o banho. No caso de idosos mais debilitados, também pode ser necessário instalar barras de segurança no chuveiro, para ajudar com o equilíbrio. Se o idoso utiliza escadas, elas devem ter fitas antiderrapantes nas pontas, além de corrimãos em ambos os lados para dar firmeza no caminhar.

2. Manter os ambientes livres e organizados

A residência de uma pessoa idosa deve ter o mínimo possível de móveis e objetos de decoração. Espaços amplos facilitam a circulação e evitam tropeços e esbarrões. É preciso evitar deixar fios e objetos espalhados pelo chão. Além disso, os armários devem ser de fácil alcance, sem a necessidade que a pessoa se estique para alcança-los e muito menos que tenha que usar banquetas ou cadeiras para subir e pegar algo, o que aumenta o risco de queda.

3. Ir ao oftalmologista com frequência

Com o avançar da idade, há uma perda natural da visão e muitos idosos precisam utilizar óculos e lentes corretivas para enxergarem melhor. Por isso, é muito importante fazer uma visita periódica ao oftalmologista. Muitas quedas de idosos são ocasionadas pela perda da visão e da noção de espaço.

4. Estimule a prática de atividades físicas

É imprescindível que as pessoas idosas façam atividades físicas para reduzir a perda de massa muscular e manter os ossos fortes. Caminhadas leves e exercícios de musculação adequados para essa faixa etária devem ser feitos ao menos três vezes na semana. As pessoas mais debilitadas devem contar com a ajuda de um fisioterapeuta para manter a musculatura saudável. A fraqueza muscular é uma das grandes responsáveis por quedas. Além disso, manter a prática regular de exercícios físicos garante maior autonomia e qualidade de vida na terceira idade.

5. Incluir cálcio e vitamina D na dieta

Os idosos devem ter uma alimentação variada e saudável. Especialmente para as mulheres, que são mais propensas a terem problemas ósseos devido à queda de hormônios na menopausa, o cálcio é essencial para evitar a perda de massa óssea e uma consequente osteoporose. A vitamina D também é importante nessa fase da vida para manter a saúde dos ossos. É importante lembrar que é preciso tomar sol para que o organismo sintetize a vitamina D, o que é uma ótima oportunidade para a prática de atividades ao ar livre e para a socialização.

Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e informe seus amigos sobre como prevenir quedas em idosos.

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais