Apesar de ser um momento de muita sabedoria e estabilidade, é muito comum vivermos uma sensação de solidão e abandono na melhor idade. Afinal, muitos dos amigos e entes queridos já se foram. A boa notícia é que dá para reduzir esses sentimentos tomando atitudes simples. E uma das melhores opções é adquirir um animal de estimação! Com alguns cuidados e tempo disponível, esse novo amigo pode trazer diversos benefícios para os idosos.
Saiba agora quais são as vantagens de ter um animal de estimação e melhore a sua qualidade de vida!
O contato diário com o animal de estimação ajuda na diminuição da pressão arterial. Isso porque, ao brincar com ele, a pessoa tem seus níveis de adrenalina reduzidos. Quando liberado em grande quantidade, esse hormônio está diretamente ligado à elevação da pressão arterial, assim como da frequência cardíaca.
Dessa forma, com o passar do tempo, a tendência é manter a pressão mais baixa, controlada, reduzindo as chances de problemas e doenças cardíacas.
Um dos maiores motivos para o aparecimento da depressão na melhor idade é justamente o sentimento de solidão e a sensação de inutilidade. O convívio diário e a troca de afeto e confiança com o animalzinho agem no combate e prevenção desses sentimentos.
A companhia de um bicho faz com que a depressão seja prevenida — ou até mesmo combatida, caso já exista um quadro.
Quando chegam à melhor idade, o cansaço pode ser um grande inimigo do bem-estar, reduzindo a prática de exercícios físicos. Porém, a necessidade de passear e brincar que os animais de estimação têm atua como um grande incentivo para que o idoso pratique mais atividades ao ar livre, melhorando e prevenindo possíveis problemas de saúde — física e mental.
Com as brincadeiras e a companhia constante do animal de estimação, um hormônio chamado cortisol, responsável pelo estresse, diminui em grandes proporções. Isso faz com que a pessoa se sinta mais calma e feliz.
Na melhor idade, a autoestima pode sofrer um pouco, mas melhora consideravelmente com a aquisição de um pet. Isso porque, nessa fase da vida, muitas pessoas se sentem inúteis e desmotivadas. Com as obrigações diárias da criação de um animal, essa sensação de inutilidade dá lugar à satisfação de se ver útil e importante para o bem-estar de outro ser, o que ajuda a fortalecer a confiança em si mesmo.
Durante a troca de carinho e experiências entre o dono e o animalzinho, alguns hormônios que aumentam a sensação de bem-estar são liberados no organismo. Um exemplo disso é a dopamina e a serotonina, grandes responsáveis pelo prazer, sensação de felicidade e bem-estar. O convívio com animais estimula a produção desses hormônios e o resultado é quase imediato: os idosos se sentem muito melhores, mais felizes e realizados em sua rotina.
Na melhor idade, o importante é se sentir tranquilo, seguro, útil e amado para viver esses anos de forma mais saudável e alegre. Essas sensações podem ser proporcionadas por um animal de estimação, por isso a importância de ter um amigo para qualquer hora. Com alguns cuidados como castração e idas periódicas ao veterinário, a criação de um animal pode ser muito vantajosa.
Gostou do post? Sabe de alguém que precisa da companhia de um animal de estimação? Compartilhe nas redes sociais e ajude outros a atenderem mais sobre essa relação tão benéfica!
Voltar