4 atividades que ajudam a terceira idade a ganhar massa magra

atividades-que-ajudam-a-terceira-idade-a-ganhar-massa-magra-img-768x512
  • 11.07.2016
  • |
  • Por: administrador

4 atividades que ajudam a terceira idade a ganhar massa magra

À medida que nosso corpo envelhece, é natural que ele sofra com a perda de força e resistência, causada especialmente pela diminuição da massa muscular. Como consequência, fica prejudicada a capacidade de realizar simples atividades da rotina, o que representa maior dependência e perda da qualidade de vida.

Esse processo, no entanto, ocorre de maneira gradual e pode ser minimizado com a prática de exercícios adequados para o ganho de massa magra. Confira agora 4 atividades ideais para o público da terceira idade!

1. Pilates

O pilates pode ser trabalhado em aparelhos e também como um exercício no solo, proporcionando movimentos variados ao corpo. O ponto positivo para a terceira idade está no fato de ser uma atividade adaptável a todos os grupos e faixas etárias. Proporciona músculos fortes e alongados, com aparência firme e definida.

Para quem quer ganhar massa magra, é uma atividade completa e que agrega outros benefícios, como melhoria da capacidade pulmonar, reforço das articulações, equilíbrio físico e mental e também combate ao estresse. Pode ser praticado durante toda a semana, quando for conveniente ao aluno.

2. Musculação

Para o ganho de massa magra, a musculação é o exercício mais completo e eficiente, podendo ser praticada também na terceira idade. Com o auxílio de pesos e aparelhos específicos, o praticante consegue trabalhar todos os tipos de músculos do corpo, adaptando o ritmo da atividade ao que considera ideal para o corpo.

Com a prática frequente, os músculos se tornam mais firmes e definidos devido à força exigida das fibras musculares. Além desse benefício, a musculação fortalece os membros, relaxa o corpo e garante mais força e condicionamento para a realização das atividades diárias.

3. Ginástica localizada

Na ginástica localizada, o ganho de massa magra é garantido porque são trabalhados diferentes grupos musculares, com e sem o auxílio de cargas. A definição da quantidade de peso e frequência do exercício são estipuladas pelo professor da academia, que deve adequar as cargas às características físicas do grupo.

Mais do que definir a musculatura, os exercícios localizados melhoram a agilidade e coordenação motora na terceira idade. Ainda otimizam a condição cardiopulmonar, a circulação sanguínea e o condicionamento físico em geral. Para garantir resultados sem esforço excessivo, o ideal é que essa ginástica seja praticada uma vez na semana.

4. Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade interessante para a terceira idade. Diferente da natação, não exige tanto esforço aeróbico e pode ser adaptada às diferentes necessidades dos praticantes. Esse exercício usa como sobrecarga a resistência da água, mas é possível ainda complementar a ação com steps, caneleiras e halteres.

Além de enrijecer os músculos, a hidroginástica melhora o equilíbrio, ajuda a manter a densidade mineral óssea, diminui a ansiedade, combate o estresse e, quando realizada em grupos, se torna divertida e melhora a autoestima. Pode ser praticada toda semana, desde que esteja de acordo com as orientações do médico.

Cuidados complementares para o sucesso das atividades

Antes de escolher alguma atividade, toda pessoa deve visitar seu médico para a realização de exames e testes que indiquem possíveis restrições. Veja outros cuidados que devem complementar essa escolha:

Acompanhamento profissional

Para garantir a segurança do praticante e otimizar os resultados, é fundamental que todo exercício seja acompanhado de um profissional para assegurar que os movimentos sejam realizados da maneira correta.

Dieta balanceada

Mais do que saúde para todo o organismo, uma dieta rica e variada oferece nutrientes necessários para a manutenção da massa muscular magra. Nesse sentido, vale adotar o consumo frequente de alimentos leves, como frutas e vegetais, e aliá-los a ingestão diária de fontes de proteína para potencializar os resultados.

Atividades aeróbicas

Atividades específicas e localizadas para o ganho de massa magra devem ser intercaladas com exercícios aeróbicos, já que estes contribuem para a queima de calorias, manutenção do peso e aumento da resistência. Antes de inciá-las, deve-se fazer sempre um alongamento para o aquecimento e preparo do corpo.

Para a terceira idade, atividades simples como corrida ou caminhada em locais abertos serão sempre boas opções, pois também garantem benefícios à mente e incentivam a interação social.

Agora, aproveite e compartilhe essas dicas com seus contatos nas redes sociais!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais