Aprendizagem na terceira idade: quais os benefícios do aprendizado de idiomas?

aprendizagem-na-terceira-idade-quais-os-beneficios-do-aprendizado-de-idiomas-img-768x512
  • 11.07.2016
  • |
  • Por: administrador

Aprendizagem na terceira idade: quais os benefícios do aprendizado de idiomas?

Engana-se quem pensa que a terceira idade é um período de estagnação e sedentarismo. Hoje em dia, as pessoas que chegam na considerada “melhor idade” querem atingir objetivos e realizar sonhos que ficaram no papel durante anos, seja viajando, participando de aulas de informática, estudando temas de seu interesse ou simplesmente se divertindo.

Entre o pessoal mais maduro, está se tornando cada vez mais comum buscar novas formas de aprendizagem na terceira idade, e uma das modalidades mais atrativas é a imersão em um novo idioma. Além de aprender uma língua diferente da sua, os estudantes se divertem e progridem juntos.

Veja, abaixo, alguns dos benefícios para quem estuda novos idiomas na terceira idade:

Aumento de massa branca no cérebro

Estudos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) comprovaram que a capacidade de aprendizagem na terceira idade não diminui com o passar dos anos, como muitos podem pensar. Pelo contrário, adultos que passaram um determinado tempo aprendendo outra língua apresentaram mudanças na estrutura de massa branca cerebral, diferente daqueles que não estudaram língua nenhuma.

Na prática, isso contribui para um retardo do envelhecimento do cérebro. A massa branca é a responsável por fazer conexões e transmitir informações entre as diferentes áreas desse órgão, mantendo o cérebro ativo.

Prevenção de doenças degenerativas

Os sintomas de demência e envelhecimento podem ser retardados quando o cérebro desenvolve uma nova atividade. Ao praticar o estudo de um novo idioma, é possível afastar males que afetam negativamente as capacidades cerebrais, preservando o raciocínio, a memória, a habilidade de realizar cálculos, a coordenação motora e  a linguagem. Dessa maneira, torna-se mais fácil executar as tarefas do dia a dia e garantir a independência e a qualidade de vida.

Estudos canadenses apontam que um dos maiores benefícios do bilinguismo é a capacidade de postergar a temida doença de Alzheimer. Em média, pessoas que são monolíngues tendem a demonstrar sinais da doença 4 ou 5 anos antes daqueles que falam mais de um idioma.

Aumento da autoestima

O sentimento de pertencimento a um grupo é um dos principais benefícios emocionais destacados por quem participa de uma turma de ensino de terceira idade. Além disso, os idosos se sentem mais motivados e seguros para planejar viagens internacionais, com a facilidade de entender o idioma local. Muitos estudantes até embarcam juntos em viagens promovidas pela própria turma.

Outro benefício mencionado é que o aluno evita o isolamento e a sensação de exclusão, pois se sente ativo através das atividades desenvolvidas nos encontros. Além disso, também se sente mais produtivo, cultiva novas amizades e ganha motivação para novos planos de vida.

Equiparação aos jovens nos resultados

O aprendizado de uma nova língua envolve algumas dificuldades em qualquer faixa etária. Para as pessoas mais velhas, a maioria desses desafios são relacionados à memorização, pronúncia e audição. No entanto, a força de vontade e o tempo livre que os idosos têm ao seu dispor costumam mudar o jogo a seu favor.

De modo geral, esses estudantes são mais disciplinados e dedicados do que os alunos mais jovens. Dessa forma, mesmo que o aprendizado avance aos poucos, há um equilíbrio nos resultados, em comparação com os mais jovens.

As modalidades de ensino estão ficando cada vez mais adequadas e democráticas, para atender a todas as faixas etárias. Isso favorece o pessoal da terceira idade, que pode continuar a adquirir novos conhecimentos enquanto aproveita a aposentadoria, o que traz muitos benefícios e rende boas histórias para contar. A aprendizagem na terceira idade só traz vantagens.

Gostou desse artigo e quer incentivar pessoas da terceira idade a se manterem saudáveis? Compartilhe esse post com seus amigos!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais