Como cuidar bem dos idosos no inverno?

como-cuidar-bem-dos-idosos-no-inverno
  • 28.05.2016
  • |
  • Por: administrador

Como cuidar bem dos idosos no inverno?

Com o avançar da idade, a nossa saúde vai ficando mais frágil e são necessários mais cuidados. Na época do inverno, é preciso dar mais conforto e cuidados aos mais velhos para que não sofram com as desvantagens que a estação traz consigo.

Para lhe ajudar nessa tarefa, vamos dar dicas de como cuidar de idosos durante a época mais fria do ano. Confira!

Vacina contra a gripe

Durante o inverno, a doença mais comum e que se propaga rapidamente é a gripe. Como os idosos possuem um sistema imune mais frágil, eles estão mais propensos a adquirir o vírus. Para evitar que isso aconteça, é de extrema importância que todos tomem a vacina contra gripe. Ela é a maior segurança que o idoso pode ter contra a doença.

Outro ponto importante é não mantê-lo em locais fechados ou perto de pessoas que estejam doentes. Em ambientes fechados, o vírus se propaga rapidamente. Portanto, mesmo no frio, é bom manter as janelas e portas abertas para melhorar a ventilação.

Roupas quentes

Como já se viu logo acima, mesmo durante o frio é necessário deixar a casa arejada para evitar propagação de doenças. Porém, para que isso possa ser feito, é necessário manter o idoso bem agasalhado com casacos, calças, toucas e outras peças.

Preste atenção nas extremidades do corpo como mãos e pés, pois são as que possuem temperatura mais baixa e precisam estar bem cobertas com meias e luvas. Além disso, faça com que usem cobertores na hora de dormir para evitar a queda de temperatura corporal.

Exposição ao sol

O inverno é um ótimo momento para que o idoso possa se expor ao sol, mas, ainda assim, nos horários mais recomendados da manhã, ou seja, até 10 horas. Como o clima está ameno, é uma ótima oportunidade para que os raios solares possam ativar a vitamina D, um ingrediente essencial para ter ossos fortes, algo muito importante nessa época da vida.

Aquecedores e lareiras

Se você tiver como colocar alguma dessas duas formas de aquecimento para os idosos, é uma boa opção. Neste caso, é preciso ter o cuidado de abrir algumas janelas para que o monóxido de carbono possa ir para fora do ambiente.

O aquecedor pode ser a gás (nesse caso, é necessário ter um detector de monóxido de carbono) ou também pode ser movido pela eletricidade, sendo de extrema importância examinar toda a fiação elétrica do lugar. Uma instalação muito velha pode causar curtos circuitos, gerando incêndios.

Água e hidratação

É muito comum que durante o inverno as pessoas no geral bebam menos água porque nessa época de frio sentimos menos sede. O problema é que os idosos já têm a pele bastante desidratada e não podem se dar ao luxo de não tomar a quantidade diária necessária.

Uma boa estratégia é deixar uma garrafinha de água sempre perto dele e checar se o consumo está realmente sendo feito.

Cuidados com neve e gelo

Em alguns lugares do nosso país, é possível notar a presença de neve e gelo durante o inverno e, por conta disso, as ruas se tornam mais escorregadias e perigosas. Investir em calçados antiderrapantes nesta época do ano, principalmente para os portadores de Parkinson, é uma boa ideia.

Gostou das nossas dicas? Você pode ajudar muitas pessoas compartilhando este post nas redes sociais!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais