Cuidados com idosos em domicílio: 5 coisas para você prestar atenção!

cuidados-com-idosos-em-domicilio-5-coisas-para-voce-prestar-atencao-768x474
  • 25.07.2016
  • |
  • Por: administrador

Cuidados com idosos em domicílio: 5 coisas para você prestar atenção!

Com o aumento da expectativa de vida, vêm também as preocupações com os idosos. Como cuidar de sua rotina e higiene da melhor forma? Alguns acham que não precisam de cuidados específicos em seu dia a dia e que conseguem se virar sozinhos. Mas é importante ressaltar que, depois dos 80 anos de idade, eles precisam de um acompanhamento especial para a manutenção da saúde física e mental.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos a seguir cinco coisas para você prestar atenção quando o assunto são cuidados com idosos em domicílio!

1. Alimentação correta

A saúde do idoso geralmente é mais frágil quando comparamos com a de um adulto de 35 anos, por exemplo. Geralmente, na terceira idade, perdemos cálcio e podemos apresentar algumas restrições alimentares ou deficiências nutricionais. O recomendado é seguir uma dieta recomendada por um nutricionista, que saberá quais as vitaminas necessárias e em que alimentos encontrá-las em maior quantidade.

Em geral, é preciso ter uma alimentação saudável, que inclua verduras, legumes, frutas e sucos naturais. Tenha muito cuidado ao preparar suas refeições. Fique longe de gorduras e frituras, que podem fazer mal ao coração ou elevar as taxas de colesterol ruim.

2. Higiene

Esse é um dos fatores essenciais para a qualidade de vida de qualquer pessoa e, ainda mais, dos idosos. Entretanto, uma ida ao banheiro, por exemplo, pode ser uma grande dificuldade. O mais indicado é que o espaço seja adaptado às suas necessidades para facilitar o dia a dia.

É importante ter barras de apoio nas laterais do vaso sanitário, para que a pessoa possa se apoiar e se movimentar com mais facilidade. Já o lavatório precisa estar embutido na parede para evitar quedas durante sua higiene.

Vale colocar um banco no box para ajudar na hora de ensaboar e enxaguar o corpo. Quanto aos cuidados pessoais, após o banho, é preciso aplicar hidratantes, para evitar o ressecamento típico do envelhecimento da pele. A saúde oral também é importante para a vida de um idoso. Por isso, não se esqueça de incluir este cuidado em sua rotina, tudo bem?

3. Segurança

Ter um lar seguro e sem armadilhas é um dos itens mais importantes quando falamos em cuidados com idosos. A casa precisa ser bem iluminada para que ele possa se locomover com mais visibilidade. Deixar uma lanterna com o idoso é uma boa forma de evitar acidentes domésticos por conta da escuridão.

Retire os obstáculos do chão e os tapetes soltos, que podem facilitar a incidência de alguma queda. Deixe os pisos sempre bem secos e não utilize, de forma alguma, cera na hora da limpeza dos ambientes.

Lembre-se de que a casa precisa ser adaptada da melhor maneira para o idoso, para simplificar sua rotina e suas atividades diárias.

4. Medicamentos

Preste atenção aos remédios na rotina de cuidados. Se preferir organizar os medicamentos, uma boa dica é separá-los de acordo com o turno do dia.

Por exemplo, coloque em uma mesma caixa a medicação da parte da manhã; em outra, os da tarde; e, por fim, os da noite. É importante ter uma cópia de seus exames para um melhor controle de sua saúde.

5. Vida social

É fundamental estimular o idoso a sair de casa para ter convívio social. Isso faz bem a ele e o incentivará a atividades relaxantes, como uma caminhada ou uma sessão de cinema com os amigos.

O importante é fazer com que o cérebro esteja sempre em atividade, pois isso evita doenças como o Alzheimer, uma enfermidade neurodegenerativa, muito comum depois dos 65 anos de idade.

Os cuidados com idosos devem ser priorizados em sua rotina, para que sua qualidade de vida seja a melhor possível.

Gostou das recomendações do post? Então não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais! Assim, outras pessoas poderão conferir essas informações de grande utilidade para quem cuida de pessoas da terceira idade. E aproveite também para conhecer o Aconchego Residencial para Idosos, um espaço repleto de conforto.

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais