A prática de esportes é algo que traz inúmeros benefícios para a saúde se for incluída nas atividades diárias. O corpo trabalha melhor, há uma diminuição no risco de doenças e o pique para enfrentar o dia se torna maior.
Esse hábito é ainda mais importante para a terceira idade. Descubra, a seguir, a importância dos exercícios para terceira idade e quais são os melhores esportes para idosos.
Quando o corpo chega a uma idade mais avançada, suas células vão se degenerando e ele vai perdendo parte das funções, inclusive motoras. Ao fazer esportes, por outro lado, parte desse processo é revertido. Há uma significativa melhora na circulação e na oxigenação das células e o corpo funciona de maneira mais equilibrada.
Além disso, na terceira idade ocorre uma perda de densidade óssea, que pode levar à osteoporose. A proteção aos ossos e a melhor absorção de cálcio é conquistada com a prática regular de esportes.
Problemas como obesidade, diabetes e hipertensão também passam a ser melhor controlados e os riscos de ocorrência de doenças cardiovasculares diminuem significativamente. As doenças relacionadas às articulações e à mobilidade em geral podem ser contidas ou mesmo revertidas com esse hábito.
Para além dos benefícios físicos, os esportes para idosos têm, ainda, um efeito psicológico positivo. Como libera serotonina – um neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade e bem estar – , o exercício físico ajuda a combater a depressão. Feitos em grupo, os esportes também ajudam a manter as habilidades sociais de pessoas de mais idade que normalmente são mais solitárias.
Mesmo tendo benéficos, os exercícios na terceira idade precisam ser praticados com moderação e de maneira adaptada para a nova condição do corpo. Embora haja exceções, como de pessoas idosas que treinam tão pesado quanto pessoas mais novas, o recomendado é diminuir a intensidade e investir na qualidade.
A hidroginástica e a natação, por exemplo, são ótimas opções de esportes para a terceira idade. Como são feitos na água, diminuem os impactos que o corpo pode sofrer e também ajuda a prevenir lesões.
A caminhada, por sua vez, é uma atividade aeróbica que ajuda no condicionamento físico, enquanto a musculação é ótima para fortalecer os músculos se praticada com moderação.
Ioga e outras práticas de meditação ajudam o corpo e a mente a se manterem saudáveis nessa época da vida. Enquanto o golfe é uma prática divertida e que ajuda a movimentar e fortalecer todo o organismo.
Por terem condições diferentes de pessoas mais jovens, é necessário que os idosos tomem alguns cuidados quando forem praticar esportes. Sempre perguntar ao médico antes de começar uma nova atividade, fazer exames físicos e contar com profissionais estão entre as recomendações mais importantes.
Também é preciso cuidar em dobro da hidratação, especialmente no verão, além de ser necessário adaptar movimentos para possíveis limitações físicas. O corpo não deve ser levado à fadiga e a intenção da prática deve ser o alcance de mais qualidade de vida.
E você, o que pensa sobre a inclusão de esportes para o cuidado com a saúde do idoso?
Voltar