Quando as casas de repouso para idosos se tornam a melhor escolha

lazer-entretenimento-residencial-aconchego-idosos
  • 22.12.2015
  • |
  • Por: administrador

Quando as casas de repouso para idosos se tornam a melhor escolha

         Conquistamos à longevidade humana, a maioridade saudável, a velhice bem-sucedida. Quem são estes idosos? São idosos ativos, com vitalidade, autonomia e uma independência invejável. O aumento da expectativa de vida vai além das pesquisas abrindo um leque para a quarta idade. Sim está mesmo! É esta faixa etária que está crescendo com seus octogenários, nonagenários e centenários, desenvolvendo cada vez mais sua capacidade funcional, mas para isto necessita mais do que cuidadores de idosos necessitam de especialistas da arte de cuidar.

            Com esta visão de pirâmide etária invertida, busca se a todo instante, chegar à quarta idade com qualidade de vida. Entender as necessidades desta população e diagnosticar suas peculiaridades não é função de um único profissional, e sim de uma equipe multidisciplinar – enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, nutricionistas e outros que interagem e atendem as necessidades do idoso e da família. Com este intuito, foram criadas as “Hotelarias Assistidas, Lar de Idosos ou Casa de Repouso para Idosos’’ trata-se de uma residência assistida, com atividades direcionadas à qualidade de vida de cada hospede, preservando sua individualidade e morbidade.

            Caracterizadas também como Instituições de Longa Permanência-ILPIs pela vigilância sanitária, visa cuidar e diminui, a ociosidade do cotidiano, oferecendo oportunidade de interação social com indivíduos em condições semelhantes, ambiente adaptado especialmente para idosos, auxílio permanente em todas as necessidades, amparo, proteção, segurança, dieta nutricional, acompanhamento médico, profissionais capacitados para cuidarem.

           Estas Hotelarias vieram de encontro com as necessidades da população, pois o conceito de família mudou. O número de filhos diminuiu e sobrecarregou as responsabilidades. O excesso de serviço e ocupações familiares atualmente impede os cuidadores de zelarem por seus familiares da forma que gostariam ou poderiam. A falta de estrutura e adaptações das residências, o desconhecimento para lidar com patologias típicas do envelhecimento e a automedicação.

             A família que mantém o idoso em casa com cuidadores não pode contar com imprevistos, pois necessitam dos cuidadores para manterem sua rotina diária, por outro lado perdem a privacidade por conviverem com uma escala contínua de profissionais dentro de sua casa, entrando e saindo.

        Mas agora vamos pensar na parte financeira. Qual o custo de manter uma equipe profissional e capacitada pagando seus direitos desde o transporte até os encargos trabalhista? E qual de dificuldade encontrar este profissional.

      Pois bem as vantagens de uma Hotelaria Assistida são várias, mas, ao mesmo tempo, tem que avaliar a concordância das três partes: Idoso x família x instituição, estes tem que estar de comum acordo. Cada dia o público sênior e seus familiares estão mais exigentes e para isto contam- se com a modalidade de Centro-dia ou Day Use, onde o idoso não mora na instituição, mas passa o dia interagindo e estimulando o seu biopsicossocial.

           Portanto, a decisão familiar é avaliar se todos os quesitos da instituição estão de acordo com suas expectativas e se o paciente está sendo bem tratado, pois a intenção é fazer com que o novo lar seja uma extensão de sua casa e garantir que o relacionamento continuará o mesmo com visitas livres e participação efetiva da família em seu cotidiano.

 

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais