Saiba como cuidar dos nossos idosos no verão

aconhego-idosos-03
  • 22.12.2015
  • |
  • Por: administrador

Saiba como cuidar dos nossos idosos no verão

Amanhã se inicia o verão e com ele previsões de temperaturas acima de 40 graus. O clima quente e seco pode fragilizar o corpo, principalmente dos idosos, por serem mais vulneráveis devido a idade. Na maioridade, o equilíbrio e o controle da temperatura corporal começam a falhar, reduzindo o fluxo sanguíneo para todo o corpo, além da pouca vontade de ingerir líquidos e menor percepção de sede, que facilita a desidratação. Com o dia quente e seco a eliminação de água pelo corpo ocorre principalmente pela respiração e suor, além de outras formas com grandes perdas como vômito, diarreia, uso de diuréticos, infecções, entre outros. Quando não há reposição adequada de líquidos a desidratação é certa.
O familiar ou o cuidador tem papel importante no cuidado com o idoso. A ingesta de líquidos deve ser incorporada a rotina, independente do local em que esteja. Deve-se oferecer líquidos em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Grande quantidade de uma vez só, causa desconforto gástrico. Uma sugestão é ter sempre ao lado uma garrafinha de água, suco, água de coco ou chás, líquidos com sabores ajudam na aceitação. Lembrando que refrigerante e bebidas alcoólicas devem ser evitados e não podem substituir a água. A recomendação para o verão é que seja ingerido cerca de 2 litros de água por dia. Se necessário, deve-se adaptar utensílios tradicionais e usar seringas, canudos, copos com bico ou mamadeira, conforme a necessidade de cada um.
A alimentação deve ser leve, com frutas, legumes e verduras, todos lavados e armazenados corretamente, para se evitar contaminação e consequentemente vômitos e diarreia. Deve ser evitado carnes vermelhas e leite para intolerantes a lactose, prefira carne branca e sucos naturais.
Opte por roupas leves e com a alta incidência de dengue, dê preferência a blusas de manga longa e calça com tecido fino e claro. Aplicar hidratantes corporais sem álcool, devido a pele se apresentar seca e usar diariamente protetor solar.
Prefira locais sombreados, arejados, evitando atividades ao ar livre entre 10h a 16h, sempre usar boné ou chapéu para maior proteção.
Quando a desidratação estiver na fase inicial, o soro caseiro pode ser utilizado (receita de soro caseiro: 1 litro de água filtrada ou fervida e fria, misture uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar. Mexa bem até que o sal e o açúcar se dissolvam).
Como mostrado, o responsável pelo idoso, deve ficar atento para prevenir a desidratação e cuidar bem do idoso no verão e em todas as estação do ano.

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais