Qual a importância das relações sociais na terceira idade?

qual-a-importancia-das-relacoes-sociais-na-terceira-idade-768x513
  • 30.11.2016
  • |
  • Por: administrador

Qual a importância das relações sociais na terceira idade?

A manutenção e o fortalecimento de relações saudáveis é uma medida não medicamentosa recomendada para todas as idades. Na terceira idade, então, essa estratégia se torna fundamental para diminuir a possibilidade de adoecimento físico e psíquico.

A ideia de que os idosos preferem o isolamento e estão sem motivação para aumentar ou estreitar os vínculos de amizade não poderia estar mais equivocada. Nessa fase da vida, é preciso estimular a convivência ativa com pessoas da mesma idade, manter vínculos familiares fortes e exercer atividades prazerosas para encarar o envelhecimento da melhor forma possível.

Por isso, mostraremos no post de hoje por que as relações sociais na terceira idade são tão importantes. Acompanhe conosco!

Aumenta a longevidade

Ter relacionamentos alegres e cativantes com família e amigos é tão importante que sua falta pode acarretar problemas cardiovasculares e neurológicos, diminuindo a longevidade. É o que constatou a pesquisa conduzida pelo psicólogo John Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago (EUA).

Durante os anos de 2010 e 2013, a equipe acompanhou atentamente o estilo de vida de pessoas acima de 55 anos e observou uma taxa de 14% de morte prematura relacionada à solidão. As causas se relacionavam a fatores como aumento da ansiedade, frequência respiratória acelerada, elevação dos níveis de cortisol (hormônio do estresse), insônia e aumento da diurese noturna, observados em pessoas que viviam isoladas.

Esses sintomas, diretamente relacionados à falta de convívio social, podem contribuir para a morte precoce se não forem prevenidos ou tratados adequadamente.

Melhora a qualidade de vida

Um bom indicador de qualidade de vida é saber reconhecer situações positivas e aceitar fatos negativos relacionados à vida cotidiana. Nos idosos solitários essa percepção tende a ser negativa, considerando os relatos frequentes de problemas físicos e psíquicos, dependência para realizar tarefas diárias e baixa autoestima.

Por outro lado, constata-se que os idosos que mantêm uma convivência próxima com amigos e familiares apresentam uma percepção mais positiva da vida. Apesar de apresentarem problemas clínicos, não se ocupam deles exclusivamente, e essa situação configura um fator de proteção contra doenças.

Estimula a aprendizagem de novas tecnologias

Idosos que mantêm relações sociais agradáveis e frutíferas estão mais abertos para as mudanças. Dependendo do nível de conhecimento e das formas de incentivo dos familiares, eles podem aprender novas tecnologias, acessando redes sociais e mantendo contato com pessoas próximas ou distantes.

A terceira idade está mais conectada virtualmente e antenada com as novas formas de interação social por meio de aplicativos instalados nos telefones celulares, conversas via computador e amigos virtuais.  As inovações tecnológicas aproximam pessoas distantes geograficamente e garantem benefício para todas as gerações.

Aumenta o bem-estar pessoal

Idosos que convivem harmoniosamente com outras pessoas são mais alegres, comunicativos e apresentam maior disposição física. Também estão mais propensos a compartilhar medos, inseguranças, felicidades, angústias e sentimentos próprios do envelhecimento com pessoas na mesma fase da vida, o que os ajuda a superar problemas clínicos e possibilita bem-estar pessoal e aumento da autoestima.

O cultivo de relações sociais na terceira idade deve ser incentivado no contato pessoal com outras pessoas ou por meio das inovações tecnológicas disponíveis atualmente, evitando ao máximo o isolamento e garantindo uma vida mais saudável.

Agora que você já sabe que é fundamental manter relações sociais benéficas e saudáveis, que tal compartilhar esse texto nas redes sociais?

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais