Alimentação para idosos: veja 7 dicas saudáveis

alimentacao
  • 05.05.2016
  • |
  • Por: administrador

Alimentação para idosos: veja 7 dicas saudáveis

Ter uma boa alimentação é importante em todas as fases da vida. Porém, na terceira idade, esse cuidado precisa ser ainda maior. Isso acontece porque o corpo nesse período torna-se mais sensível e mais suscetível à doenças. Cuidar da alimentação é, portanto, cuidar da saúde. Para acertar no prato e garantir mais saúde, veja, a seguir, 7 dicas saudáveis de alimentação para idosos e saiba o que evitar à mesa.

Nutrientes mais importantes

Com o envelhecimento, o corpo passa a precisar ainda mais de certos nutrientes, especialmente devido à perda de resistência e enfraquecimento do corpo.

O cálcio, por exemplo, é um dos nutrientes mais necessários porque ele ajuda a combater e evitar a osteoporose, tão comum nessa fase. O magnésio, por sua vez, ajuda a favorecer a absorção de cálcio pelo organismo.

A vitamina A ajuda a visão, enquanto a vitamina D evita problemas de mobilidade como o reumatismo. Já as vitaminas do complexo B ajudam a manter o cérebro saudável e a imunidade protegida. Enquanto a vitamina E age como antioxidante e combate a degradação das células.

Não menos importante, o ômega 3 ajuda a proteger o sistema cardiovascular, enquanto as fibras garantem um trânsito intestinal saudável.

Foco da dieta para idosos

A dieta na terceira idade precisa ser rica em alimentos naturais, preferencialmente frescos e saudáveis. Apostar em legumes e verduras, como brócolis que é um dos alimentos que mais contém cálcio, é uma forma de ajudar a proteger a saúde.

Frutas cítricas são ricas em vitamina C e ajudam o sistema imunológico, enquanto grãos como castanhas e nozes fornecem gorduras saturadas e benéficas para o organismo. Também vale a pena consumir alimentos como aveia, chia, proteínas magras como peixes de água funda, frutas de diferentes tipos e laticínios em geral.

Por outro lado, é importante evitar alimentos ricos em gorduras maléficas, como os muito industrializados ou carnes vermelhas, já que representam risco agravado para o coração. Também é necessário diminuir o consumo de sódio e de açúcar por causa da hipertensão e da diabetes, respectivamente.

Dicas para uma alimentação mais saudável

No geral, algumas dicas podem ser adotadas para uma alimentação para idosos melhor e que forneça os nutrientes necessários e dentre elas estão:

  1. Invista em pratos coloridos e diversificados para uma melhor mistura de nutrientes;
  2. Divida a dieta em 5 ou 6 refeições diárias e procure oferecê-las nos mesmos horários;
  3. Diminua a quantidade de sódio na comida e invista em temperos naturais;
  4. Dê preferência a frutas e evite doces;
  5. Sempre que possível, use alimentos orgânicos ou, no mínimo, frescos;
  6. Estimule a hidratação como um componente da alimentação;
  7. Garanta que o idoso tenha uma dieta personalizada e adequada às suas necessidades.

A alimentação para idosos precisa ser uma preocupação de modo a prolongar a expectativa de vida e garantir mais qualidade para o cotidiano. Com uma dieta balanceada e caprichada em nutrientes, o corpo e o cérebro funcionam melhor e a vida na terceira idade fica mais leve.

E então, nosso texto te ajudou? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras dicas de como melhorar a qualidade de vida dos idosos!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais