A terceira idade chega com um conhecimento e experiência de vida de dar inveja em qualquer jovem, mas com essas vantagens vêm às desvantagens da idade avançada: os problemas de saúde. O ideal é manter o corpo sempre em atividade e ganhar massa magra, assim como o cérebro e a memória devem estar ativos. Praticar yoga pode ser uma boa saída para todos esses problemas. Entenda e conheça quais os principais benefícios do yoga para a terceira idade.
O yoga é capaz de fortalecer os músculos e os ossos. É indicado para pessoas com dores na coluna, pois há alinhamento ou realinhamento da coluna e do corpo como um todo. O fortalecimento dos músculos previne e cura dores que chegam à melhor idade.
A movimentação do corpo auxilia no aumento do fluxo sanguíneo que é capaz de expandir as veias e artérias. Com isso, o yoga diminui a pressão arterial e quando a prática é constante pode controlar essa pressão, evitando problemas e doenças cardíacas.
Os pranayamas, que são exercícios respiratórios, interferem diretamente na melhora do funcionamento pulmonar. Com o ato de respirar de forma correta, os pulmões começam a usar sua capacidade completa de respiração, melhorando e evitando problemas respiratórios.
Exercícios respiratórios e a prática da meditação diária são ótimos remédios contra o estresse e a irritabilidade. Uma conexão de corpo e mente perfeita para a terceira idade. Vale ressaltar que o yoga não possui nenhum vínculo religioso, é uma conexão natural que ocorre entre o corpo e a mente.
Por mais fácil que pareça praticar os ásanas, ele é um exercício que necessita de muita concentração e equilíbrio. Um ásana bem executado leva pelo menos 1 minuto na posição escolhida e de olhos fechados. O yoga necessita de uma dose extra de abstração e ao longo do exercício, as melhorias são significativas.
Os ásanas, os pranayamas e os exercícios de meditação dão aos idosos um maior conhecimento corporal. Com isso, os movimentos são mais acertados e o corpo realmente atende ao comando, evitando quedas e fraturas. O conhecimento corporal aliado à coordenação motora adquirida com o yoga é de extrema importância na terceira idade, pois os índices de queda e fraturas aumentam nessa época causando problemas ainda piores.
Os ásanas são responsáveis por ativar alguns comandos no organismo. Algumas posições de yoga são capazes de ativar uma glândula chamada timo – que é a responsável pela fabricação de glóbulos brancos. Com o passar do tempo, o timo vai atrofiando e sua função é diminuída.
Com as posições corretas para estimular o timo, o yoga pode ser um dos maiores beneficiadores para a blindagem do sistema imunológico, evitando diversas doenças e infecções recorrentes na terceira idade.
Na melhor idade tudo que pode beneficiar o dia a dia é bem-vindo. O yoga pode ser um grande auxiliar para favorecer a vida dos idosos e manter a saúde. Leve-o a uma aula para experimentar e não o deixe ficar parado.
Gostou do post? Curta nossa fan page e fique por dentro de todas as novidades sobre cuidados com os idosos.
Voltar