Bem-estar na terceira idade: 5 benefícios da dança

bemestar-na-terceira-idade-5-beneficios-da-danca21593-768x456
  • 18.06.2016
  • |
  • Por: administrador

Bem-estar na terceira idade: 5 benefícios da dança

As atividades físicas possuem inúmeras vantagens e são recomendadas a pessoas de todas as faixas etárias. No caso da terceira idade, esse cuidado com a saúde é ainda mais importante, pois pode prevenir uma série de problemas ocasionados pelo envelhecimento.

Porém, nem todos gostam de frequentar academias ou de fazer os exercícios mais tradicionais, como a caminhada. Dentro de um grande universo de opções, a dança se destaca como uma excelente atividade física coletiva e lúdica. Abaixo, listamos cinco benefícios da dança na vida de quem a pratica.

Deixa o corpo mais bonito e saudável

Conforme a idade avança, é comum a pessoa engordar um pouco. Mas, dançando por cerca de uma hora, é possível perder até 700 calorias, o que ajuda a manter ou até a diminuir o peso. Além disso, os movimentos da dança, juntamente com o alongamento feito antes e após a sua prática, trabalham diversos músculos e aumentam a flexibilidade. Isso ajuda, portanto, a deixar o corpo dos idosos mais fortalecidos.

Melhora os movimentos

Além de deixar o corpo mais definido e resistente, e por isso já facilitar os movimentos, a dança melhora o equilíbrio, evitando as quedas, problema enfrentado por muitas pessoas na terceira idade. Outro benefício da atividade é trazido pela repetição dos passos e das coreografias, exercitando e melhorando a coordenação motora do indivíduo que a pratica. Todas essas melhorias ajudam os idosos a executar com mais precisão as diversas tarefas cotidianas.

Fortalece o coração

A dança é uma atividade aeróbica que envolve muitos grupos musculares. Esse tipo de exercício, quando praticado de forma moderada, fortalece o coração e melhora a respiração. Pesquisas apontam que seus benefícios são tão significativos quanto os da caminhada. Dessa forma, muitas doenças cardíacas são prevenidas, assim como pressão alta e diabetes.

Mantém a cabeça mais saudável

Não é só o corpo do idoso que se beneficia com a dança. Os movimentos liberam endorfina, proporcionando prazer, combatendo a depressão e dispersando o estresse. Esses problemas costumam ser comuns na terceira idade, devido às dificuldades e perdas enfrentadas. Com o avanço técnico adquirido nos treinos de dança, a autoestima do praticante também melhora. Além disso, por se tratar de uma atividade coletiva, a dança promove a interação social que, por sua vez, proporciona uma série de outras vantagens.

Afasta o Alzheimer

Entre as vantagens que o idoso encontra em dançar, pesquisadores de diversos países já comprovaram a eficácia da atividade em prevenir doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer. Para quem já sofre com as doenças, uma pesquisa da Universidade de Brasília verificou que a dança é um exercício muito eficaz em amenizar os sintomas.

Esses são os principais benefícios da dança, mas ainda existem diversos outros. Por conta de tantas vantagens e por ser lúdica, a dança se mostra como uma excelente opção de atividade para quem não se sente estimulado com outros exercícios. Há quem resista a atividades físicas por considerar a caminhada monótona ou a academia massante. Nesse caso, fazer parte de uma turma de dança pode ser a solução, porque, além da saúde, a diversão é garantida.

Animou a fazer aula de danças? Conhece alguém que se sentiria bem com a prática? Compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pessoas conheçam os benefícios da dança.

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais