Dicas de como lidar com portadores de Alzheimer

dicas-de-como-lidar-com-portadores-de-alzheimer15634
  • 20.04.2016
  • |
  • Por: administrador

Dicas de como lidar com portadores de Alzheimer

A doença de Alzheimer atinge certa de 35,5 milhões de pessoas no mundo. Em casos raros, ela acontece antes do 50 anos de idade. No entanto, é muito mais comum em idosos. Ela age de forma lenta na mente e no corpo, trazendo perda de memória, incapacidade de aprendizado e em alguns casos, causa até atrofia. Nesse post, separamos algumas dicas de como lidar com Alzheimer e cuidar melhor do portador dessa doença.

Crie um plano de ação

Após o diagnóstico, o ideal é conversar com o médico profissional para entender melhor a doença. Tire todas as dúvidas possíveis, pois somente entendendo a doença, é que será possível auxiliar o paciente no tratamento. O planejamento é muito importante, pois manter uma rotina estruturada evita medicação errada e acúmulo de atividades. Você pode deixar anotado no plano de ação, os horários das medicações, atividades que melhorarão a qualidade de vida do paciente e serão também um apoio para o paciente, pois em muitos casos, ele não reconhece pessoas e lugares.

Atente-se ao comportamento do paciente

A doença possui algumas características predominantes. Preste atenção no comportamento do paciente, pois é comum que ele tenha lapsos de agressividade ou introversão. A doença acentua características comuns das pessoas. Então, se a pessoa, ao longo da vida, tiver sido agressiva, ela agirá com agressividade. Ou se ela tiver sido calma, é comum que ela aja com mais calma ainda.

O importante é notar a constância dessa mudança de comportamento para poder lidar melhor com as reações do paciente. Esteja preparado para a variação de humor, por exemplo. Evite confrontá-lo ou questioná-lo. Somente identificando o comportamento predominante é que será possível agir da forma mais pacífica possível.

Tenha cuidado na hora das refeições

A hora da refeição também precisa de atenção redobrada! Evite usar facas com serras ou garfos. Caso o paciente tenha tendência a ser violento, ele pode se machucar ou machucar pessoas que estiverem próximas. É importante também que as refeições sejam feitas sempre no mesmo horário, em local tranquilo e iluminado.

A visão do paciente de Alzheimer também pode ficar comprometida, por isso, opte por toalhas de mesa de cores vivos e que contrastam com as louças. Essa pode ser uma hora em que o paciente se recuse a comer, tenha paciência e incentive-o.

Facilite a vida do portador de Alzheimer

Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na rotina do paciente. Como, por exemplo, manter objetos sempre no mesmo lugar para facilitar a localização do idoso. Evite informações novas, como um móvel em algum lugar diferente ou um objeto em um lugar que estava vago. Outra dica importante é evitar objetos pontiagudos e que simulem outros objetos. Vassouras, frutas de cera e bichos de pelúcia podem confundir o idoso e deixá-lo agitado.

Quanto mais simples e prática a decoração da casa, melhor o idoso se sentirá nela. Outra opção é dispor de calendários e sinalizações pela casa, pois com o tempo, a noção espacial é perdida e a noção de tempo também. Placas indicando o “banheiro, quarto, sala” ajudam bastante nessa identificação.

Exercite a memória e o raciocínio do paciente

A doença de Alzheimer compromete bastante a memória do paciente. Por isso, estimule-o o máximo que puder. Álbuns de fotos ajudam o idoso a lembrar de sua própria história e de pessoas que marcaram sua vida. Outra opção é colocar as músicas favoritas do paciente. Músicas também trazem memórias e emoções, e isso é imprescindível na hora de exercitar a mente.

O raciocínio também deve ser estimulado. Livros, revistas, jornais e jogos de caça-palavras são bons exemplos. Mas sempre respeitando o nível intelectual do paciente para evitar ansiedade ou dificuldade na ação dele.

Lidar com a doença pode parecer bem difícil no começo, mas, com algumas adaptações, a vida do idoso terá uma melhora bastante significativa.

Gostou das nossas dicas de como lidar com portadores de Alzheimer? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos melhores posts!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais