7 benefícios da hidroginásica para idosos

7-beneficios-da-hidroginasica-para-idosos-768x377
  • 25.07.2016
  • |
  • Por: administrador

7 benefícios da hidroginásica para idosos

Chegar à terceira idade é um motivo de orgulho, mas envelhecer com saúde pede cuidados especiais, como uma boa alimentação, lazer e uma vida social ativa, além da prática de esportes. Na verdade, o esporte é importante para todas as idades e para os idosos traz ainda mais benefícios, pois auxilia na preservação da saúde física e mental, promove a socialização e melhora a qualidade de vida.

Entre tantas opções de esportes, a hidroginástica é um dos exercícios físicos mais indicados para o pessoal da terceira idade. Quer saber por quê? Então, continue lendo nosso post, pois vamos apontar 7 benefícios da hidroginástica para idosos.

1. Aumenta a flexibilidade

A hidroginástica é capaz de aumentar a flexibilidade de uma forma geral e, muitas vezes, os resultados são rápidos. Com os exercícios aeróbicos praticados dentro da piscina, todos os músculos trabalham ao mesmo tempo. Os ligamentos acompanham o processo dos músculos e vão se “soltando” com maior facilidade, o que aumenta a flexibilidade dos idosos.

2. Melhora o equilíbrio

Um dos principais riscos para o idoso são as quedas, pois, à medida que o tempo vai passando, o equilíbrio se torna cada vez mais instável. Os exercícios praticados durante as aulas movimentam braços e pernas ao mesmo tempo, proporcionando um maior equilíbrio ao idoso. Assim, a prática de hidroginástica melhora o equilíbrio e pode evitar acidentes com quedas.

3. Fortalece as articulações

A hidroginástica para idosos fortalece os músculos e, por consequência, fortalece as articulações. Esse fortalecimento é importantíssimo, pois pode prevenir lesões e evitar as dores causadas por doenças como a artrite e a artrose — muito comuns na terceira idade.

4. Melhora a densidade óssea

Ao praticar os exercícios de hidroginástica, o impacto dos calcanhares no chão, a compressão dos ossos e a movimentação do esqueleto provocam estímulos elétricos que são importantes para uma melhor absorção do cálcio. Essa absorção auxilia na prevenção da osteoporose e no retardamento dos efeitos da doença. E como a hidroginástica é uma prática de baixo impacto, não há por que se preocupar com fraturas ou lesões, pois os movimentos são amortecidos pela água.

5. Ajuda a manter a saúde do coração

A hidroginástica pode melhorar ou manter a saúde do coração, devido ao aumento do fluxo sanguíneo durante as atividades. Com a melhora da circulação do sangue, aumenta também a oxigenação no organismo, prevenindo entupimento de veias e evitando problemas relacionados ao coração.

6. Combate o estresse

Com a prática de exercícios físicos, o corpo fabrica e libera hormônios como a endorfina e a serotonina, que são necessários para o combate do estresse e previnem a irritabilidade e o mau humor. Outro benefício é que, com a melhora da disposição física e a qualidade de vida, o estresse e a depressão dificilmente terão lugar.

7. Melhora a qualidade do sono

Durante a prática de exercícios físicos, o corpo exige uma carga maior de energia. Após esse gasto energético, a sensação de cansaço e bem-estar pode proporcionar uma melhora na noite de sono do idoso.

A hidroginástica para idosos traz muitos benefícios e vantagens, além de ser uma prática segura e de baixo impacto, pois a água da piscina facilita e amortece os movimentos. E além de proporcionar benefícios físicos, ainda estimula o convívio e faz a vida social se tornar mais ativa. Estimulando os idosos a praticar esportes, você estará contribuindo para que a turma da terceira idade viva mais feliz e com mais qualidade.

Gostou do nosso post? Curta nossa fan page e fique sabendo de todas as novidades sobre qualidade de vida na terceira idade.

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais