Alimentação na terceira idade: 4 cuidados que devemos tomar com idosos

alimentacao-na-terceira-idade-x-cuidados-que-devemos-tomar-com-idosos
  • 30.11.2016
  • |
  • Por: administrador

Alimentação na terceira idade: 4 cuidados que devemos tomar com idosos

Na terceira idade, é essencial manter uma alimentação balanceada, que ofereça maior nutrição e substitua, de alguma forma, os alimentos que podem oferecer riscos à saúde. Açúcares e gorduras, por exemplo, são grandes vilões que podem levar à diabetes e ao colesterol alto.

A alimentação está diretamente relacionada à longevidade: quanto melhor o nosso cardápio, maiores são as chances de evitar uma série de doenças e ter uma vida longa e saudável. Por isso, é importante não apenas saber os riscos que certos alimentos podem apresentar aos idosos, mas também encontrar formas de substituí-los por alternativas mais saudáveis e apetitosas!

No post de hoje, confira os cuidados que devemos tomar com a alimentação na terceira idade:

1. Controlar o açúcar e o sal

Uma das medidas mais importantes a ser tomada quanto à alimentação na terceira idade é em relação ao controle do consumo de açúcar e sal.

Conforme a idade avança, acontecem mudanças no paladar, e a percepção de intensidade e sabor diminuem. Isso faz com que o idoso passe a utilizar o sal, o açúcar e outros condimentos em maior quantidade, o que pode, logicamente, levar ao consumo exagerado desses ingredientes.

Uma das maneiras de corrigir esse problema é prestando atenção na higiene bucal do idoso, incluindo a escovação da língua nos cuidados diários, o que ajuda a melhorar a percepção de sabores. Outra forma de lidar com essa situação é utilizar ingredientes frescos para temperar a comida, como o alho, o cheiro verde, as ervas e a cebola.

2. Aumentar o consumo de proteínas

O ideal é que, na terceira idade, o consumo de proteínas seja maior do que no decorrer da vida adulta. Como na terceira idade é comum que a massa muscular diminua, fenômeno conhecido como sarcopenia, aumentar o consumo de proteínas ajuda a encontrar um equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e fraturas.

Um estudo realizado por II-Young Kim, no departamento de geriatria da Universidade de Arkansas, publicado no American Journal of Physiology – Endocrinology and Metabolism, sugere que o idoso consuma diariamente pelo menos 1,5 gramas de proteínas para cada quilo de seu peso. Uma pessoa idosa de 60 quilos, por exemplo, deveria consumir 90 gramas de proteína ao dia.

A carne vermelha é uma excelente fonte de proteínas. No entanto, recomenda-se o seu consumo apenas uma vez por semana. Os cortes de frango são outras ótimas fontes de proteínas, mas se deve ter o cuidado de retirar a pele da carne, pois ela pode elevar o colesterol.

Já os peixes, principalmente os de água gelada, como o salmão, são muito indicados, pois eles contêm ômega-3, que combate os radicais livres causadores do envelhecimento precoce. Os ovos, o feijão, a lentilha e o leite e os seus derivados também são boas fontes de proteínas.

3. Evitar embutidos, enlatados e industrializados

O ideal é que a alimentação na terceira idade seja livre de alimentos embutidos, como o bacon e a linguiça, e enlatados, como as conservas de legumes. Afinal, esses alimentos contêm muitos conservantes que podem ser prejudiciais à saúde.

O mesmo vale para alimentos industrializados e guloseimas, que possuem pouco valor nutricional. Também é importante evitar o uso de temperos prontos, que são ricos em glutamato monossódico, um elemento prejudicial à saúde.

Prefira, portanto, uma alimentação baseada em alimentos frescos e naturais, que é muito mais saudável e saborosa.

4. Tomar água durante a alimentação

É importante estimular o consumo de água na terceira idade, pois os casos de desidratação são muito frequentes entre os idosos. Os benefícios da água para a saúde são inúmeros! Dentre eles, destacam-se a hidratação do corpo, que deixa a pele mais bonita, o melhor funcionamento do intestino e o combate à sensação de boca seca.

O ideal é que o consumo de água na terceira idade seja feito várias vezes ao dia e em pequenas quantidades entre as refeições.

E você, gostou das nossas dicas sobre alimentação na terceira idade? Se esse assunto te interessa, aproveite para conferir 7 dicas saudáveis de alimentação para idosos!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais