Terceira idade: esclarecemos 5 mitos para você

esportes-para-idosos-a-importancia-dos-exercicios-na-terceira-idade15856
  • 14.10.2016
  • |
  • Por: administrador

Terceira idade: esclarecemos 5 mitos para você

Muitas pessoas cultivam ideias erradas do que significa envelhecer. Os estereótipos sobre a velhice são percebidos em todos os lugares, reproduzidos pela televisão, em filmes ou em piadas de mau gosto. Por isso, é preciso desmistificar o pensamento de que o envelhecimento é um fardo, pois não é.

Na verdade, a terceira idade pode ser um período muito ativo e produtivo de nossa vida. Deixe os equívocos sobre o envelhecimento de lado e conheça mais sobre essa etapa para a qual todos encaminhamos: a vida dos idosos pode ser repleta de propósito e de novas possibilidades!

Quer saber quais são esses mitos e parar de reproduzi-los? No artigo de hoje, pois vamos esclarecer 5 dos principais mitos sobre a terceira idade. Acompanhe:

1. Idosos sofrem de perda da memória

Há algumas doenças, como o Alzheimer, que são mais comuns em pessoas mais velhas. Contudo, envelhecer nem sempre compromete a função cerebral e a memória. O que acontece é que, muitas vezes, há uma diminuição no ritmo e alteração no estilo de vida, o que leva o idoso a ser menos atento às coisas que o rodeiam.

A dica é buscar se manter ativo e participativo em atividades sociais e intelectuais. O ideal é fazer exercícios e se engajar em atividades estimulantes para o cérebro, como fazer palavras cruzadas, leitura, aprender um idioma novo, tocar instrumentos musicais, entre outras.

2. Perde-se a libido na terceira idade

O estereótipo de que os idosos perdem completamente o desejo sexual é um mito prejudicial, pois causa sentimentos de culpa e perpetua uma ideia equivocada sobre o envelhecimento.

É normal que a libido diminua um pouco à medida que envelhecemos — este é um processo natural do corpo humano. No entanto, ela não desaparece completamente, e a qualidade da vida sexual depende muito mais da saúde e bem-estar das pessoas do que da idade.

3. Idosos não precisam se exercitar

A ideia de que os idosos não precisam se exercitar é um grande mito, pois o sedentarismo pode ser bem perigoso. Uma rotina regular de exercícios é muito saudável, desde que praticada na intensidade adequada à capacidade de cada um.

Veja os benefícios de se manter ativo na terceira idade:

  • Diminuição do risco de doenças crônicas;
  • Manutenção da musculatura e flexibilidade;
  • Melhora do humor;
  • Redução do risco de quedas e fraturas;
  • Fortalecimento do coração.

4. Idosos são solitários

Muitas vezes, retrata-se a terceira idade como um período solitário da vida, o que não é verdade: envelhecer e ser solitário são duas coisas diferentes que não caminham juntas. O que acontece é que muitos idosos preferem viver sozinhos e manter sua independência a morar com seus familiares, por exemplo. E isso não significa que sejam solitários.

Hoje, há uma infinidade de atividades sociais para que os idosos participem e ampliem seu convívio social: aulas de dança, viagens em grupo, nutrir boa relação com a família e estabelecer novas conexões. Por isso, não se engane: a turma da terceira idade pode, e deve, se relacionar com pessoas de todas as faixas etárias!

Outra boa ideia pode frequentar ou residir em um lar de idosos, que oferece inúmeras atividades em grupo e alternativas para estimular as relações sociais. Há boas residências com serviços de hospedagem temporária ou permanente, hotelaria assistida, finais de semana ou day use!

5. Envelhecer limita a capacidade cognitiva

O aprendizado de novas habilidades na terceira idade é um pouco diferente, mas isso não quer dizer que os idosos sejam incapazes de aprender. Pelo contrário, adquirir uma nova habilidade ou um novo passatempo é muito estimulante, seja para manter a mente afiada, seja para ter maior convívio social ou para desfrutar de atividades prazerosas que proporcionam bem-estar.

O processo de envelhecer é inevitável, mas é perfeitamente possível envelhecer com saúde e boa qualidade de vida. Para isso, é fundamental fazer exercícios regulares, cultivar passatempos, aprender habilidades novas, cuidar  boa alimentação e viver intensamente!

E você, empolgado para cuidar da saúde e aproveitar mais os seus dias? Então não deixe de conferir nossa lista com as 4 atividades que ajudam os idosos a ganhar massa magra!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais