Como escolher uma casa de repouso para seu ente querido?

Como-escolher-uma-casa-de-repouso-para-seu-ente-querido
  • 26.09.2016
  • |
  • Por: administrador

Como escolher uma casa de repouso para seu ente querido?

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2002, nos 20 anos subsequente ao início do século, a população de idosos do Brasil ultrapassaria os 30 milhões. Ainda de acordo com o IBGE, essa previsão vem se confirmando: em uma pesquisa realizada em 2010, o país já contava com mais de 23 milhões de pessoas acima dos 60 anos.

Por isso, o mercado de instituições de longa permanência — também conhecidas como casas de repouso — tem crescido no Brasil. Já existem mais de 5000 instituições especializadas em cuidado ao idoso em todo o país — só em São Paulo, são mais de 350!

Entre tantas opções, como escolher a casa de repouso mais adequada para o seu ente querido? Veja agora os principais cuidados que se deve tomar na hora de tomar a sua decisão:

Como avaliar uma boa casa de repouso?

As casas de repouso carregam um certo preconceito em sua essência, pois existem muitos serviços de má qualidade espalhados por aí. Por outro lado, a boa notícia é que surgem instituições capacitadas para suprir a demanda desse mercado.

Além disso, o poder público está aumentando a fiscalização para evitar o funcionamento clandestino desses estabelecimentos. O conceito de abandono cai por terra a partir do momento que os familiares escolhem uma casa de repouso estruturada para receber os idosos e com a melhor equipe para um tratamento digno e individualizado.

O que verificar na hora de escolher?

1. Cadastro na vigilância sanitária

O primeiro ponto a verificar é se o estabelecimento possui todas as diretrizes legais para o funcionamento. Isso significa dizer que, além do cadastro no centro de vigilância sanitária do município, a empresa deve estar cadastrada na receita federal e junta comercial.

2. Condições de higiene

Por mais que a instituição seja cadastrada na vigilância sanitária, é necessária uma visita a todos os cômodos da casa para ter uma ideia das condições de higiene.

3. Atividades culturais

Atividades culturais, recreativas e lúdicas têm um peso enorme na hora da escolha. Isso influenciará diretamente a qualidade de vida do idoso e, especialmente, a autonomia e individualidade. Em hipótese alguma a televisão deve ser o único meio de lazer. Um exemplo é saber se existe uma rotina de exercícios, como hidroginástica.

4. Cardápio

Esse é um ambiente onde muitos dos internos necessitam de alimentação balanceada. O cardápio precisa ser elaborado por uma nutricionista e levar em conta a individualidade do idoso.

5. Segurança

A segurança quanto a ataques externos, apesar de importante, não é a única que deve preocupar os familiares. Muita atenção às escadas, banheiros, chuveiros, tomadas, instalação elétrica, cadeiras etc. O banheiro e áreas de difícil acesso devem contar como corrimões.

6. Equipe multiprofissional

A equipe tem que ser especializada em diversas áreas de atuação. Os principais são: técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, especialistas em cuidado com idosos, psicólogo, nutricionista, médico e um responsável técnico, com ensino superior.

Quem toma a decisão?

Todos os familiares devem participar da decisão e sempre considerar os itens fundamentais, especialmente os descritos acima. A proximidade da casa de repouso com a residência de um familiar também pode ser um diferencial. Além disso, a clareza do contrato deve pesar na hora de decidir.

Todos os procedimentos foram seguidos e a casa de repouso foi escolhida, mas é fundamental não delegar à instituição o dever da afetividade familiar, pois esta é intransferível. Por isso, os passeios e visitas devem fazer parte da rotina de todos os envolvidos!

Se a sua família ainda não se decidiu sobre as casas de repouso, saiba que esta é uma escolha que deve ser feita com muita calma e planejamento. Por isso, enquanto o seu ente querido estiver recebendo os cuidados em casa, aproveite para aprender 5 dicas para prestar atenção ao cuidar de idosos em domicílio.

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais