Conheça os 6 benefícios dos animais de estimação para a melhor idade

SONY DSC
  • 11.07.2016
  • |
  • Por: administrador

Conheça os 6 benefícios dos animais de estimação para a melhor idade

Apesar de ser um momento de muita sabedoria e estabilidade, é muito comum vivermos uma sensação de solidão e abandono na melhor idade. Afinal, muitos dos amigos e entes queridos já se foram. A boa notícia é que dá para reduzir esses sentimentos tomando atitudes simples. E uma das melhores opções é adquirir um animal de estimação! Com alguns cuidados e tempo disponível, esse novo amigo pode trazer diversos benefícios para os idosos.

Saiba agora quais são as vantagens de ter um animal de estimação e melhore a  sua qualidade de vida!

Redução da pressão arterial

O contato diário com o animal de estimação ajuda na diminuição da pressão arterial. Isso porque, ao brincar com ele, a pessoa tem seus níveis de adrenalina reduzidos. Quando liberado em grande quantidade, esse hormônio está diretamente ligado à elevação da pressão arterial, assim como da frequência cardíaca.

Dessa forma, com o passar do tempo, a tendência é manter a pressão mais baixa, controlada, reduzindo as chances de problemas e doenças cardíacas.

Combate à depressão

Um dos maiores motivos para o aparecimento da depressão na melhor idade é justamente o sentimento de solidão e a sensação de inutilidade. O convívio diário e a troca de afeto e confiança com o animalzinho agem no combate e prevenção desses sentimentos.

A companhia de um bicho faz com que a depressão seja prevenida — ou até mesmo combatida, caso já exista um quadro.

Incentivo a praticar exercícios

Quando chegam à melhor idade, o cansaço pode ser um grande inimigo do bem-estar, reduzindo a prática de exercícios físicos. Porém, a necessidade de passear e brincar que os animais de estimação têm atua como um grande incentivo para que o idoso pratique mais atividades ao ar livre, melhorando e prevenindo possíveis problemas de saúde — física e mental.

Alívio do estresse

Com as brincadeiras e a companhia constante do animal de estimação, um hormônio chamado cortisol, responsável pelo estresse, diminui em grandes proporções. Isso faz com que a pessoa se sinta mais calma e feliz.

Melhora da autoestima

Na melhor idade, a autoestima pode sofrer um pouco, mas melhora consideravelmente com a aquisição de um pet. Isso porque, nessa fase da vida, muitas pessoas se sentem inúteis e desmotivadas. Com as obrigações diárias da criação de um animal, essa sensação de inutilidade dá lugar à satisfação de se ver útil e importante para o bem-estar de outro ser, o que ajuda a fortalecer a confiança em si mesmo.

Aumento do bem-estar

Durante a troca de carinho e experiências entre o dono e o animalzinho, alguns hormônios que aumentam a sensação de bem-estar são liberados no organismo. Um exemplo disso é a dopamina e a serotonina, grandes responsáveis pelo prazer, sensação de felicidade e bem-estar. O convívio com animais estimula a produção desses hormônios e o resultado é quase imediato: os idosos se sentem muito melhores, mais felizes e realizados em sua rotina.

Na melhor idade, o importante é se sentir tranquilo, seguro, útil e amado para viver esses anos de forma mais saudável e alegre. Essas sensações podem ser proporcionadas por um animal de estimação, por isso a importância de ter um amigo para qualquer hora. Com alguns cuidados como castração e idas periódicas ao veterinário, a criação de um animal pode ser muito vantajosa.

Gostou do post? Sabe de alguém que precisa da companhia de um animal de estimação? Compartilhe nas redes sociais e ajude outros a atenderem mais sobre essa relação tão benéfica!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais