Solidão na terceira idade: como combater esse vilão?

  • 26.09.2016
  • |
  • Por: administrador

Solidão na terceira idade: como combater esse vilão?

A vida é cheia de incertezas, mas uma coisa é certa: todos nós já fomos crianças, e todos envelheceremos um dia. Cada fase de nossas vidas é importante e tem seus benefícios, mas existe também um lado desafiador: quando a idade se aproxima, nosso corpo muda e já não apresenta o mesmo ritmo da juventude. Essas mudanças fazem parte da vida e acontecem com todo mundo.

Mesmo assim, alguns idosos passam por momentos de solidão que causam muita melancolia. Depois da aposentadoria, não é raro que eles se sintam mais isolados por conta da mudança na rotina. Afinal, os filhos crescem e se mudam, e infelizmente eles precisam encarar as perdas de amigos ou dos companheiros.

A solidão é ruim para todas as idades, e pode comprometer a saúde e qualidade de vida dos idosos. Para vencer esse vilão, confira nossas dicas e entenda como lidar com a solidão na terceira idade:

Estimule a prática de esportes e cuide da saúde

Atividades físicas são sempre uma boa ideia. Elas estimulam o ânimo e deixam o indivíduo mais bem disposto, além de ser ótima para a saúde. Práticas em grupo são excelentes formas de conhecer outras pessoas e fazer novos laços de amizade. Além disso, o ato de ir para a academia e fazer esportes ocupam a rotina o que deixa o idoso se sentindo mais produtivo.

A saúde, sobretudo nessa idade, merece toda a atenção, uma vez que qualquer complicação ou infecção pode fragilizar muito o organismo do idoso. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, controlando os níveis de gordura, sal e açúcar.

Vícios também devem ser abandonados. Cigarros e bebidas sempre fazem muito mal a qualquer um, porém na velhice as consequências podem ser mais graves.

Promova a inclusão digital

A tecnologia faz parte do mundo moderno e internet, redes sociais, chats de mensagem, entre outros elementos vieram para ficar. Os idosos fazem parte do contexto atual e não podem se sentir excluídos dessa onda. Pelo contrário, para manter a mente ativa e lúcida, e de quebra combater a solidão, a tecnologia pode ajudar e muito.

E-mails e redes sociais podem funcionar como antídotos contra a solidão e o sentimento de isolamento. Na internet, os idosos podem não só de comunicar, mas aprender novas habilidades através de vídeos, ouvir música e se divertir muito. O mundo cibernético oferece muitas opções de distração e entretenimento.

Procure uma casa de repouso

Além da solidão e o risco da depressão, muitas pessoas se preocupam com seus parentes idosos que passam muito tempo sozinhos, tem dificuldade de executar algumas tarefas diárias ou precisam de assistência. Alguns têm uma visão negativa de espaços como asilos, mas a verdade é que essa é uma excelente opção para idosos solitários.

Hoje em dia, casas de repouso oferecem tudo em um lugar só: um espaço seguro para fazer atividades físicas, explorar hobbies, interagir com pessoas, se alimentar bem e ainda ter assistência 24 horas. Para os que preferem dormir em casa, residenciais modernos oferecem estadias de todos os tipos, como diárias, temporárias ou permanentes.

O mais importante nessa fase é estimular o senso de dignidade no idoso para que ele desfrute desse momento e sinta-se bem consigo mesmo, partilhando com outras pessoas seus problemas, anseios e experiências. A sensação de pertencer a um grupo que tem o seu valor é uma arma contra a solidão e o isolamento.

Muitos sofrem por acreditarem que a velhice é uma fase ruim, o que está longe de ser verdade. Trata-se do começo de uma nova fase, cheia de experiências únicas. Por isso, afaste a solidão na terceira idade e preencha seu dia com momentos de diversão e muita alegria de viver!

Animais de estimação são uma companhia imbatível e trazem muita felicidade para pessoas de qualquer idade. Na melhor idade, esses amiguinhos combatem a solidão e ainda contribuem para oferecer mais bem-estar e saúde. Quer saber mais? Não deixe de conferir nosso artigo sobre os benefícios dos animais de estimação para a terceira idade!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais