Tecnologia na terceira idade: risco ou benefício?

tecnologia-na-terceira-idade-risco-ou-beneficio-768x468
  • 14.10.2016
  • |
  • Por: administrador

Tecnologia na terceira idade: risco ou benefício?

Você provavelmente já ouviu que o mundo está cada vez mais conectado, certo? De fato, com a chegada da Internet, as pessoas passaram a saber de tudo que acontece no mundo em uma velocidade incrível e, muitas vezes, o elo de informação está na palma das mãos.

Mesmo com tantas mudanças de comportamento, muitos ainda afirmam que a tecnologia não é um benefício para os idosos. Ledo engano! Além de abraçar toda a população, a tecnologia na terceira idade pode trazer benefícios incríveis. Conheça alguns dos principais que listamos para você:

Coloca a mente para funcionar

Em um primeiro momento, usar as tecnologias pode ser muito desafiador para as pessoas mais velhas, pois é um mundo novo que se abre. Justamente por isso, estimular esse uso pode trazer muitas vantagens para os idosos, exercitando a mente e reduzindo a perda de memória que é natural com o passar do tempo.

De fato, pessoas que mantém hábitos tecnológicos têm um risco menor de desenvolver demência ou Alzheimer. Uma vantagem e tanta, não é mesmo?

Oportunidade de continuar aprendendo

Exercitar a mente é uma excelente oportunidade de seguir o processo de aprendizagem – independente da etapa que você esteja vivenciando na vida. Você pode procurar um dos diversos cursos online disponíveis, como de gastronomia, um novo idioma ou que mais você tiver interesse. Opção é o que não falta, pode acreditar!

E tem mais: a Internet revela uma possibilidade de desbravar novos países, museus, jornais e o que mais for de seu interesse. Tudo isso de forma rápida e barata, podendo ser um grande aliado na hora de aumentar seu conhecimento cultural.

Desenvolve outras habilidades

Ao romper os primeiros desafios, você logo começa a mudar o comportamento e desenvolve habilidades para desempenhar outras tarefas. A habilidade motora, por exemplo, é uma das mais favorecidas. Nada mais natural, já que você precisa mexer a mão de forma certeira para conseguir clicar no que deseja, além da necessidade de digitar em várias situações.

Promove a socialização

Os computadores conectados a Internet ajudam muito a preservar os laços familiares, aproximando amigos, familiares e até mesmo aquele conhecido que você não encontra há anos. Através dessa ferramenta é possível conversar em tempo real, trocar e-mails, ver fotos e manter um contato bem mais próximo e intenso.

Essa é uma das grandes vantagens, principalmente em um período que as pessoas começam a ficar mais isoladas e têm uma tendência maior de sofrer com depressão. E nada de se restringir apenas a navegação pela Internet e troca de e-mails. Abra sua mente e se arrisque em novas opções, tendo sempre cuidado e zelo na hora de oferecer informações pessoais.

Oportunidade de diversão

Os jogos online são ótima opção para quem está com a rotina mais tranquila e querendo se divertir. É possível jogar desde buraco online até jogos mais elaborados, tudo dependendo do seu gosto e habilidade.

E não precisa pensar apenas nos jogos! É possível se entreter assistindo vídeos, seriados e tudo mais que a Internet oferece. Como você pode perceber, ela é uma verdadeira aliada quando o assunto é distração.

Pode ser que algumas pessoas apresentem dificuldades em um primeiro momento, mas é bom ter paciência e entender que isso faz parte do processo. O importante é não se privar de conhecer as novas tecnologias na terceira idade e desfrutar de todas essas vantagens que compartilhamos hoje!

Agora que você já viu os benefícios da tecnologia na terceira idade, que tal conferir outras dicas para exercitar o cérebro? Veja como treinar a memória na terceira idade e mantenha sua mente sempre em forma!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais