Contato com a Natureza: 5 benefícios para a terceira idade!

Contato-com-a-natureza-5-beneficios-para-a-terceira-idade-768x511
  • 26.09.2016
  • |
  • Por: administrador

Contato com a Natureza: 5 benefícios para a terceira idade!

Todos nós sabemos dos benefícios que o contato com a natureza traz para as nossas vidas, principalmente no que diz respeito à saúde. Falando especialmente dos idosos, que já tiveram uma vida recheada de esforços físicos e continuam na ativa, equilibrar tanto o corpo quanto a mente é fundamental para cuidar bem da saúde.

E você sabia que é possível alcançar facilmente esse equilíbrio com a ajuda da natureza? No post de hoje, separamos 5 benefícios para que você entender como o contato com a natureza promove o bem-estar na terceira idade. Confira!

1. Fonte de Vitamina D

O convívio com a natureza permite que o idoso tenha um contato mais saudável com sol, que é uma excelente fonte de vitamina D. É graças à vitamina D que o nosso corpo absorve melhor o cálcio, deixa o nosso humor mais leve e ajuda até mesmo na redução do risco de doenças como o câncer, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças cardíacas.

A circulação sanguínea também melhora com a vitamina D, pois ela promove o relaxamento dos vasos e a diminuição da pressão arterial.

2. Auxílio para os problemas do dia a dia

Diante de uma rotina tão atarefada, cheia de preocupações e obrigações, acabamos nos envolvendo em situações estressantes que podem até mesmo nos levar à depressão, ansiedade e outros males que surgem com a sobrecarga de atividades.

O contato com a natureza promove uma pausa na rotina, ajudando a esvaziar a mente e permitindo, assim, um momento de relaxamento. Ela também é um excelente local para praticar exercícios!

3. Melhorias na concentração

Em um mundo cada vez mais conectado e onde nós somos bombardeados por informações o tempo todo, o contato com a natureza permite uma melhora na concentração.

A Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, realizou um estudo que aponta que o maior contato com a natureza, sem interferências da tecnologia, é uma maneira de deixar tanto os problemas quanto o estresse de um dia em segundo plano. Assim, com mais foco, é possível realizar as demais tarefas de um modo melhor.

4. Descanso para o cérebro

O cérebro necessita de 20% de toda a energia que o nosso corpo produz. Quando necessitamos focar em algo, essa energia requisitada sobe para 30%. Mesmo quando estamos em um momento de relaxamento, nosso cérebro continua trabalhando, ainda que em um ritmo menor.

Os momentos de contato com a natureza permitem que o cérebro entre em um estado chamado de rede neural em modo padrão. Isso faz com que os processos de desenvolvimento e de compreensão ocorram mais fluidamente e nos ajudam a entender mais sobre nossas próprias identidades.

5. Boa pressão arterial

O ar fresco presente na natureza permite que você respire com melhor qualidade. Em ambiente fechados como em casa ou no escritório, ou em grandes cidades, que possuem altos níveis de poluição, o seu corpo sente a necessidade de receber mais oxigênio.

Durante o trabalho e a realização de outras atividades sob essas condições, o corpo acaba promovendo mais batimentos cardíacos e o aumento da pressão arterial — o que não é interessante para a saúde.

A natureza também é um lugar onde é possível colocar em prática os mais diversos exercícios de respiração, pois eles diminuem a produção dos hormônios que estão relacionados ao estresse. Esses exercícios também ajudam a lidar com as situações irritantes, pois diante delas, é só colocá-los em prática para manter a calma.

E por falar em cuidar da saúde, que tal continuar descobrindo novas formas de manter o corpo e a mente sempre em forma? Conheça agora 7 benefícios da hidroginástica para a terceira idade!

Voltar

Deixe seu comentario

Você também vai gostar de ler

pexels-photo-272864-iloveimg-resized (1)
  • blog
  • 03.01.2018
  • Por: administrador

Entenda o custo x benefício de um residencial para idosos

Saiba mais
Dementiastock.com
  • blog
  • 02.01.2018
  • Por: administrador

Porquê confiar quem “Você” mais ama aos cuidados do Aconchego Residencial para Idosos

Saiba mais
Sons-e-sorrisos-a-importância-da-musicoterapia-para-a-saúde-dos-idosos
  • blog
  • 26.06.2017
  • Por: administrador

Sons e sorrisos: a importância da musicoterapia para a saúde dos idosos

Saiba mais